Bruce Dean Willis

is Professor of Spanish and Comparative Literature at The University of Tulsa. His research and publications focus on diverse aspects of poetry and performance, and expressions of Indigenous and African cultures, in Latin American literature, particularly Brazil, Chile, and Mexico.

TIME FOR CHOCOLATE is available for purchase through One Act Play Depot! A brief description:

An intoxicating evening of music, poetry, and chocolate... in pre-conquest Mexico!
Based on a fifteenth-century dialogue among nobles schooled in rhetoric and philosophy, the play pits father against son in a war of words over the power and beauty of artistic expression.

Friday, June 20, 2014

Manaus entre Emblemas e Espetáculos

A cidade de Manaus cresce além das expectativas. Definitivamente os limites da cidade na imaginação do mundo transbordam o que seria só o turismo da selva. Sem dúvida os turistas da Copa percebem que é uma cidade grande--grande mesmo--e não o que talvez pensavam: "uma aldéia no meio da Amazônia." Os governos municipal e do estado agendaram um número récorde de eventos culturais durante a Copa, e a segurança e receptividade da cidade têm sido louvadas. Tanto foi assim que, após serem realizados apenas dois dos quatro jogos programados, a cidade de Manaus ganhou o título de "melhor cidade sede da Copa."

http://www.silascamara.com.br/silas_camara/not_completa.php?cod=218
O desenho da Arena da Amazônia faz notícia pelos toques de cultura local e de sustentabilidade: a forma de cesto de palha, a função da armazenagem da chuva, o uso da energia solar, o reaproveitamento de materiais do antigo estádio, etc. Contudo fica claro que o preço enorme da construção e o trânsito piorado causaram polêmica, entanto os três operários que morreram por acidentes durante a construção foram lamentados e martirizados.

http://o.canada.com/sports/soccer/world-cup/world-cup-venue-arena-da-Amazonia
O que acho também relevante da Arena da Amazônia é a relação que ela tem com outra construção emblemática de Manaus: o Teatro Amazonas. Estes dois prédios, construidos para a promoção de espetáculos e para a recepção de visitantes estrangeiros (e brasileiros), agora servem como ícones da cidade. O primeiro do século XIX e o segundo do século XXI; o primeiro com capacidade de 685 pessoas e o segundo de 42.000; o primeiro com palco e o segundo com grama. O primeiro foi levantado como um monumento ao Velho Continente no coração no Novo Mundo; o segundo foi desenhado para refletir formas e valores autóctones (o cesto de palha, a preservação ambiental). O Teatro Amazonas até funcionou como cortina de fundo para a apresentação do cartaz oficial de Manaus como cidade sede, fazendo desse jeito um elo entre passado e futuro.

http://m.fifa.com/worldcup/photos/galleries/y=2012/m=11/gallery=the-host-cities-the-2014-fifa-world-cup-braziltm-unveil-its-official-pos-1954609.html
Apoio e concordo com os desejos da grande e perseverante população manauara: que a nova Arena sirva para muitos eventos além da Copa--concertos, jogos, espetáculos--ultrapassando o objetivo literal do "para inglês (vs. italiano!) ver" para ser uma jóia sustentável mesmo.

No comments:

Post a Comment